Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no subúrbio oeste de Toronto, esta residência unifamiliar mostra-se contextual, longe de convenções e servindo de antítese às estruturas vernaculares recentes. Ao envolver o contexto imediato de maneira simples e não convencional, essa alternativa contemporânea apresenta uma presença externa impactante, mas sem imposição. Essa geometria e a profundidade da experiência da qual a casa deriva seu nome, não são provocativamente inovadoras, mas sutis, simples e complexas, revelando-se ao longo do tempo. Tudo isso dentro das restrições da construção residencial local e convencional. A residência Tesseract deseja ser mais do que apenas um lugar para morar.
Como um projeto iniciado, desenvolvido e construído sob a liderança de um arquiteto, a residência Tesseract não foi projetada com um cliente específico em mente. Em vez disso, foi concebida como um caso de negócios para provar que é possível criar uma ótima arquitetura contemporânea que atenda a uma demanda do mercado, enquanto demonstra que a criatividade gera espaços inovadores e artísticos, usando métodos de construção convencionais e prontamente disponíveis. Tudo isso foi realizado sem gastar muito e com um orçamento típico para uma casa desse gênero.
O projeto não possui limitações programáticas, permitindo que a equipe experimente e implemente ideias que normalmente não seriam vistas em residências mais convencionais. As respostas às restrições do local deram origem às grandes ideias de projeto, a fim de permitir que a casa funcionasse bem como uma habitação, além de possuir os mais altos padrões de conforto em relação ao acesso à luz natural e ao ar fresco. Essa intenção foi levada até o detalhamento da residência, onde as várias texturas e materiais são elegante e cuidadosamente pensadas.